Contatos

Sobre o Curso

O conhecimento da Bíblia é de fundamental importância para os cristãos que procuram um significado autêntico em sua existência e que através deste livro entendem que a vida seguirá as normas constantes da palavra divina. Durante a história a abordagem bíblica se dividiu em dois polos excludentes e prejudiciais para a vida acadêmica: o polo daqueles que acreditam que o livro sagrado somente pode ser estudado por ele mesmo, não necessitando de manuais externos, utilizando por vezes a terminologia limitativa da compreensão humana: inerrância, infalibilidade, teologia reformada, postulados interpretativos externos (os quais a Bíblia nunca recepcionou – antes são dogmas); o outro polo diz respeito a estudar a bíblia através da ciência natural, pura e entender o livro do cristianismo e judaísmo como uma produção literária que deva ser estudado apenas como “a letra de seu tempo” e que por meio de ferramentas retira tudo o que seja sagrado do texto e no final resta apenas uma interpretação científica vazia do sagrado.
À luz desta demanda e fundamentado no ideário do Curso de Teologia da Faculdade Mauá de  “TEOLOGIA É VIDA”, o Curso de Pós-graduação em Bíblia: Antigo e Novo Testamentos visa o estudo equilibrado do livro sagrado, por meio do conhecimento científico e da espiritualidade com a finalidade de multiplicar a Teologia Saudável para que as pessoas entendam que a Escritura é nosso meio de unidade (João 17, 11) e ponto de partida para o diálogo inter-religioso.
Assim sendo o curso habilitará o educando a utilizar as técnicas e ferramentas que o instrumentalizem para o estudo da Bíblia com profundidade acadêmica e espiritualidade saudável, entendendo que a verdadeira teologia nos une através das Escrituras.

Objetivos do curso

O curso tem como objetivo principal fazer uma imersão no Antigo e o Novo Testamentos estudando a Bíblia em sua profundidade, através do equilíbrio entre a ciência e a espiritualidade.

De modo específico, o curso objetiva especificamente que ao final de sua formação o estudante seja capaz de:

  • Conhecer a natureza, objetivos e a metodologia da Bíblia;
  • Compreender o contexto do Antigo e Novo Testamentos, dentro de seu ambiente vivencial;
  • Analisar a formação dos Livros da Bíblia Hebraica e do Cânon do Novo Testamento;
  • Diferenciar a Exegese da Hermenêutica e utilizar ambas na consecução dos estudos bíblicos;
  • Entender as Teologias do Antigo e Novo Testamentos e suas espiritualidades na vida contemporânea;

Metodologia

Aulas teóricas e práticas expositivas com dinâmicas de grupo, seminários, análise e debates do conteúdo ministrado em sala de acordo com o tema da aula.

Sistema de avaliação

 A avaliação é calculada da seguinte forma: o aluno deverá ter a somatória de 6,0 (seis) pontos entre as provas e trabalhos realizados ao longo de cada disciplina em uma escala de zero a dez e frequência mínima de 75% da carga horária total do conteúdo.

Mais Informação

Coordenador: Prof Rogério Mendes Teixeira
Custo de Investimento

Para mais informações, ligue para nosso Call Center: (61) 3397 5251

Parcerias

       

Equipe

Instalações