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Pós-Graduações


Sobre o Curso

A Pós-Graduação em Aconselhamento, Capelania e Cuidado Pastoral da Faculdade Mauá é destinada ao profissional graduado que tem como objetivo ressaltar os fundamentos bíblico-teológicos do Ministério, Cuidado, Poimênica, Aconselhamento e Capelania Cristã. É para o apaixonado pela área das religiões,  que proeja aprimorar, desenvolver e capacitar sua compreensão, percepção e conhecimento no campo da pós-graduação Lato Sensu. O aluno da Pós em Aconselhamento, Capelania e Cuidado Pastoral , terá a oportunidade e o privilégio de mergulhar nos recônditos das obras dos vultos da Diaconia, Ministério, Aconselhamento e Capelania Cristã, Poimênica, e muito mais, analisando e refletindo sobre cada uma delas e estabelecer relação histórica, científica, cultural e sociológica.

Público-alvo O curso de Pós-Graduação em Aconselhamento,Capelania e Cuidado Pastoral da Faculdade Mauá é destinado a:

  • Pastores;
  • Capelães;
  • Psicólogos;
  • Assistentes sociais;
  • Educadores fiscais;
  • Filósofos;
  • Missiólogos;
  • Profissionais de áreas afins.

Relevância social       

            A relevância do Curso de Especialização em Capelania decorre da capacitação que ele proporciona aos discentes, tendo por fim o atendimento a indivíduos e grupos específicos, desde situações normais até as situações críticas da existência humana, seja em caráter formativo, preventivo ou de enfrentamento, com base numa relação de ajuda.

            A título de exemplificação, as atividades de Capelania são desenvolvidas junto a públicos específicos, com demandas diversas, tais como: aprimoramento de valores ético-morais, cultivo de uma espiritualidade saudável, consolo e encorajamento durante o enfrentamento de uma enfermidade ou na laboração do luto, enfrentamento de dependência química, preparação para lidar com a privação da liberdade, desintegração da família, assistência humanitária, dentre outras.

Ora, sabe-se que as carências sociais crescem vertiginosamente no mundo, inclusive no Brasil, considerado atualmente o detentor da terceira maior população carcerária do mundo. As instituições públicas de saúde do sistema governamental brasileiro estão sempre superlotadas. As populações em situação de rua crescem assustadoramente. A corrupção se alastra como câncer social. E assim vai... O Governo não dispõe de mão-de-obra especializada para lidar com esse universo de demandas, de maneira conveniente e satisfatória. Daí a relevância social que adquire o Curso de Especialização em Capelania, pois visa preparar futuros capelães – sendo que a maioria absoluta prestará seus serviços na condição de voluntários!

 

Objetivos do curso

  1. Proporcionar aos discentes uma visão panorâmica da Capelania (história, áreas de atuação, método de ação, dentre outros aspectos) como formato alternativo de atuação cristã, por meio de serviços prestados em ambiente institucional, público e privado, bem assim junto a populações vitimadas por desastres e crises sociais e econômicas;
  2. Promover a formação continuada dos discentes interessados em atuar como capelães;
  3. Colaborar com as organizações religiosas, por meio de parcerias, na capacitação de candidatos e candidatas à prestação de serviços de Capelania.

 

Metodologia

Aulas teóricas e práticas expositivas, com dinâmicas de grupo, seminários, análise e debates do conteúdo ministrado em sala, de acordo com o tema da aula, priorizando as metodologias ativas do processo de ensino-aprendizagem..

 

Sistema de avaliação 

A avaliação é calculada da seguinte forma: o aluno deverá ter a somatória de 6,0 (seis) pontos entre as provas e trabalhos realizados ao longo de cada disciplina em uma escala de zero a dez e frequência mínima de 75% da carga horária total do conteúdo.

Elaboração individual de trabalho de conclusão de curso – no formato de artigo, de acordo com as normas da ABNT, com até 15 páginas.

 

 



A Pós-Graduação em Alfabetização e Letramento da Faculdade Mauá é destinada ao profissional graduado que tem como objetivo promover o processo de alfabetização e letramento, para poder analisar, refletir e possibilitar práticas e ambientes de aprendizado estimulante, desenvolvendo no aluno as competências da leitura e escrita necessárias para a vida em sociedade, busca identificar, compreender e aprimorar as práticas educacionais para a formação de educadores alfabetizantes. É para o apaixonado em leitura e escrita, tendo como objetivo aprimorar, desenvolver e capacitar sua compreensão, percepção e conhecimento no campo da pós-graduação Lato Sensu. O aluno da Pós em Alfabetização e Letramento, terá a oportunidade e o privilégio de mergulhar nos recônditos das obras dos vultos da Alfabetização, Letramento, Ensino, Linguagem
e muito mais, analisando e refletindo sobre cada uma delas e estabelecer relação histórica, científica, cultural e sociológica.

Público-alvo

Este curso é dirigido, principalmente para graduados nas áreas de Educação, Pedagogia e demais profissionais de nível superior interessados em atuar com alfabetização e letramento.

Sobre o Curso

A Pós-Graduação em Coordenação Escolar da Faculdade Mauá é destinada ao profissional graduado que tem como objetivo a especialização em Coordenação Pedagógica e se propõe a formar um profissional com habilidades e competências múltiplas e que seja capaz de atuar nas funções técnico-pedagógicas de administração. É para o apaixonado na arte de projetar, aprimorar, desenvolver e capacitar sua graduação e conhecimento da Pós-Graduação  pela gestão que proeja aprimorar, desenvolver e capacitar sua compreensão, percepção e conhecimento no campo da pós-graduação Lato Sensu. O aluno da Pós em Coordenação Escolar terá a oportunidade e o privilégio de mergulhar nos recônditos das obras dos vultos da Mídia, Tecnologia e Aprendizagem, Diversidade e Inclusão Social e muito mais, analisando e refletindo sobre cada uma delas e estabelecer relação histórica, científica, cultural e sociológica..

Público-alvo

  • gestores;
  • coordenadores;
  • secretários;
  • psicológicos e demais profissionais, portadores de diploma superior com especial interesse na área de Gestão Escolar e Coordenação Pedagógica. 

 

AMPARO LEGAL E PORTARIA DO MEC:

O curso atende todas as exigências da Resolução nº 01 de 08/06/2007

OBJETIVOS DO CURSO:

Objetivo Geral

Contribuir para a qualificação do orientador educacional na perspectiva da gestão democrática e da efetivação do direito à educação escolar básica com qualidade social.

 

Objetivos Específicos

- Estimular a reflexão sobre o papel e as atribuições da orientação educacional e o desenvolvimento de práticas pedagógicas no ambiente escolar que favoreçam a formação cidadã do educando;

- Propiciar oportunidades aos orientadores educacionais de conhecerem e analisarem práticas inovadoras nos processos de planejamento e avaliação;

- Estimular o desenvolvimento de práticas de orientação na perspectiva de uma escola democrática e de organização do trabalho pedagógico que contribuam para a qualificação do processo de ensino e aprendizagem;

- Qualificar profissionais para atuarem na função técnico-pedagógica de Orientação Educacional;

- Aperfeiçoar e qualificar os profissionais que atuam como orientadores educacionais;

- Desenvolver habilidades e competências na elaboração e implementação de projetos;

- Qualificar o processo de ensino e aprendizagem por meio da atuação do orientador educacional

 

Metodologia:

Aulas teóricas e práticas expositivas com dinâmicas de grupo, seminários, análise e debates do conteúdo ministrado em sala de acordo com o tema da aula.

 

Sistema de avaliação

A avaliação é calculada da seguinte forma: o aluno deverá ter a somatória de 6,0 (seis) pontos entre as provas e trabalhos realizados ao longo de cada disciplina em uma escala de zero a dez e frequência mínima de 75% da carga horária total do conteúdo.

 

Parcerias

       

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Instalações

Metodologia