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Princípios Filosóficos

 
Princípios filosóficos e teórico-metodológicos gerais que norteiam as práticas acadêmicas do Centro Universitário Mauá de Brasília:
                 I. na igualdade entre os homens, independentemente de nacionalidade, sexo, raça ou credo;
                II. no respeito aos direitos humanos e, entre eles, o direito à educação, à instrução e à formação profissional;
                III. nos princípios de liberdade e de solidariedade humana;
                IV. na educação integral da pessoa humana;
                V.  nos valores de democracia;
                VI. na proteção do meio ambiente
 
A educação que queremos no Centro Universitário Mauá de Brasília leva em conta as múltiplas dimensões da experiência humana, com vistas a capacitar o educando para lidar com o universo de informações a que está exposto, nem sempre eticamente construtivas. Trata-se, pois, de considerar o educando como sujeito de sua própria formação.

Uma das marcas do nosso tempo é o excesso da informação, que vem ocupando o lugar onde o conhecimento deveria se fazer presente e não se pode alcançar o conhecimento sem a informação. No entanto o conhecimento transcende a informação, é o ato pelo qual o espírito e o pensamento apreendem a realidade, tem caráter permanente, expressa conceitos, ideias, críticas; traz, implícitos, juízos de valor e, por fim, transforma-se em consciência. É este o papel da educação: qualificar de tal modo a informação que a transforme em conhecimento para o aluno. Este, por sua vez, deve interiorizá-lo e convertê-lo em sabedoria para si e para sua ação no mundo.

       Reconhecemos a riqueza da razão humana, sem que nos esqueçamos de seus limites internos e de sua possibilidade de cair no erro e na intolerância. Por isso, cultiva-se sempre.

Enfim, nosso objetivo é orientar a ação humana dentro do preceito do bem, da virtude, da antiviolência, da solidariedade, da liberdade com responsabilidade e do respeito à vida dos indivíduos, das espécies e do planeta. Nossa atuação será em relação ao conhecimento racional contra as mistificações e massificações, aliada a uma cultura da compreensão humana como abertura ao outro e à diversidade, mediada pelo diálogo esclarecedor e compartilhamento de decisões.
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