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Unidade/Período

Vicente Pires: Matutino e Noturno. (ingressantes a partir de 1/2019)

Coordenador

Profº Belmiro Cardoso de Oliveira

Dúvidas

Apoio Administrativo: 
Segunda a sexta: 7h30 às 12:30h | 13h30 às 21h40
Sábado: 8h às 12h

Central de Atendimento: 
(61) 3397 5251 | 3046-3252

Nos últimos anos, houve um enorme interesse pelo tema gerenciamento de projetos em diversos campos da sociedade, com isso um crescimento no número de pesquisas realizadas e trabalhos publicados na área. Pinto (2016) elencou alguns fatores que impulsionaram o interesse pelo gerenciamento de projetos, dentre esses interesses estão:

  • Diminuição do ciclo de vida dos produtos, que abriram espaço para muitos projetos na área de Pesquisa e Desenvolvimento, já que os produtos precisam ser substituídos rapidamente;
  • Necessidade de desenvolvimento de produtos de forma rápida, pois a empresa perde muita competitividade ao atrasar o lançamento de um produto;
  • Concorrência em nível global;
  • Complexidade técnica dos produtos, pois eles devem ser inovadores e atender as demandas do mercado;
  • Aumento do poder dos clientes, com novas opções de compra, ente outras. Prado (2003) descreve a Gestão de Projetos em três fases históricas;
  1. Gestão de Projetos tradicional – considerava-se somente os prazos, custos e qualidade;
  2. Gestão de Projetos moderna – passou-se a considerar a satisfação do cliente como o principal fator de sucesso de um projeto e deu-se atenção à satisfação dos membros da equipe deste. Além disso, os prazos, custos, qualidade, escopo, recursos humanos, comunicações, riscos, suprimentos, contratação e integração dos projetos passaram a ser os fatores importantes;
  3. Gestão corporativa de projetos – é uma tendência recente na área de gestão de projetos que envolve toda a empresa. Ela consiste em um tipo de acompanhamento de todos os projetos da organização.

 

O gerenciamento de projetos possibilita uma maior eficiência nas funções que são necessárias para realizarmos os projetos (JUCÁ, 2015). Pois de acordo com Valeriano (2013) o gerente de projetos responde pela gestão dos custos, gestão dos riscos, gestão da qualidade, etc. Por consistir na aplicação de conhecimentos, competências, ferramentas e técnicas utilizadas para descrever, organizar e monitorar o projeto (HELDMAN, 2013). Ainda Oliveira (2017), cita que a diferença entre um projeto e outro está no tipo de mão-de-obra utilizada, o grau de incerteza em relação ao que se deseja produzir, a pressão por prazos, o nível de tecnologia usado, a estabilidade do escopo, o fator custo, dentre outros.

 

OBJETIVOS DO CURSO

Objetivo Geral

Contribuir para o aprimoramento do conhecimento dos profissionais  graduados que ocupam ou venham a ocupar cargos ou funções de direção, gerência, supervisão ou liderança, em organizações posicionadas nos diversos segmentos de mercado, qualificando-os para a eficaz e efetiva gestão de projetos e empreendimentos, ainda, para a prática da docência superior.

Objetivos Específicos
Conhecer as questões emergentes que influenciam o cenário organizacional;

Desenvolver uma visão estratégica global e integrada das principais funções empresariais;

Dominar o uso das principais ferramentas da Gestão Estratégica de Projetos e Empreendimentos moderna, visando contribuir para um aumento do nível de competitividade das organizações;

Conhecer e utilizar os instrumentos gerenciais capazes de auxiliar no processo de obtenção de vantagens competitivas sustentáveis;

Desenvolver habilidades estratégicas, voltadas para o trabalho em equipe, principalmente para a prática da liderança;

Conhecer os principais conceitos e teorias da Administração e saber utilizá-los na realidade prática dos negócios;

Tornar aptos os especialistas egressos do curso a enfrentar seus desafios, por meio da combinação de habilidades     gerenciais, estratégias empresariais e gestão de projetos.

Desenvolver, no aluno, uma nova perspectiva de conhecimento e crescimento profissional e direcioná-lo para a     certificação PMP® – Project Management Professional –, internacionalmente reconhecida. Aperfeiçoar os profissionais nos requisitos teóricos e práticos necessários ao gerenciamento de empreendimentos e     preparação para certificação em Gestão de Projetos de forma sistêmica, utilizando, como referência, o Guia PMBOK     2013 editado pelo PMI – Project Management Institute.

 

Metodologia
O curso aliará os conhecimentos teóricos com as atividades práticas. Pelo menos 50% das aulas serão voltadas à metodologia prática: estudos de caso; utilização de laboratórios; utilização de softwares da área de gestão; visitas técnicas; trabalhos em grupos cooperativos focando a prática, etc. Parte das aulas – máximo de 20% - será em EAD, com utilização da Plataforma Pós

Sistema de avaliação
A avaliação deverá respeitar o que define o Regulamento dos Cursos Presenciais de Pós-graduação Lato Sensu. Compreendida como um processo contínuo e participativo, a avaliação prevê a organização e elaboração de artigos, seminários, trabalhos e provas dentre outros instrumentos avaliativos, cujos critérios devem atender o aprofundamento teórico e a relação teoria e prática. O critério mínimo para considerar o aluno aprovado será a obtenção de grau 7,0 (sete) e frequência mínima em aula de 75%.

Data e nº dos encontros

Disciplinas “Tema” para as Aulas da Pós-Graduação

CH

Sextas e sábados
4 encontros

 

Fundamentos de Gerenciamento de Projetos + Ger. Integração

20

Ementa

Definição de Projeto. Evolução da Gerência de Projetos. Estrutura Analítica de Projetos (EAP). Diagrama de Gantt. Diagrama PERT/COM. Caminho Crítico. Custos. Cronograma Físico Financeiro. Alocação de Recursos Humanos e Financeiros. Controle do Projeto. Ferramentas computacionais para Gerência de Projetos. Análise de Gerência de Projetos.

 

Sextas e sábados
4 encontros

 

Gerenciamento do Escopo nos Projetos

 

20

 

Ementa

As etapas do Planejamento de escopo: Declaração de escopo. Definição do escopo. WBS – Work Breakdown Structure. Verificação do escopo. Controle do escopo. Escopo como um dos Fatores Críticos de Sucesso em Projetos. A disciplina apresenta os fundamentos do gerenciamento de escopo em projetos com ponto essencial para o alcance dos resultados.

 

Sextas e sábados
4 encontros

 

Gerenciamento do Tempo nos Projetos

 

20

Ementa

Introdução ao gerenciamento do tempo do projeto; Definição das atividades; Seqüenciamento das atividades; Estimativas de recursos da atividade; Estimativas de duração da atividade; Desenvolvimento do cronograma do projeto; Controle do cronograma.

 

Sextas e sábados
4 encontros

 

Nova legislação Trabalhista e contratos de trabalho

 

20

Ementa

Legislação social: definição e conceituação do Direito do trabalho;. Relações do Trabalho: Sujeitos de Relação do emprego; empregadores; empregados; trabalhador autônomo; eventual e avulso; normas especiais de tutela de trabalho. Contrato Individual de Trabalho: Definição; condições; modalidades; obrigações e deveres dos contratantes; alteração; suspensão e interrupção. Duração do Trabalho: Jornada de trabalho.

Sextas e sábados
4 encontros

 

Desenvolvimento de Competência Individual: Produtividade

 

20

Ementa

Apresentação das principais metodologias para a melhoria da produtividade. Serão enfocadas a aplicabilidade das metodologias e a relação das mesmas com os aspectos de qualidade, de custos, de tempo, de flexibilidade e de inovação

Sextas e sábados
4 encontros

 

Gerenciamento de Custos em Projetos

 

20

Ementa

A estrutura analítica como organizador de custos; custo direto e indireto, fixo e variável; formas de apropriação de custo; orçamentação e alocação de custos por atividades, cronograma financeiro; curva S; valor agregado.

 

Sextas e sábados
4 encontros

 

Gerenciamento de Riscos em Projetos

 

20

 

Ementa

Conceitos de riscos e suas tipologias. As melhores práticas para o gerenciamento de riscos. A aplicação de técnicas de identificação de riscos. O planejamento das respostas aos riscos e sua gestão.

 

Sextas e sábados
4 encontros

 

Gerenciamento de Comunicações em Projetos

 

20

Ementa

Apresentar a importância da comunicação na gestão de projetos, os processos de comunicação, planejamento de comunicação, como tratar as informações no processo de execução e controle do projeto, utilização dos Meios de comunicação, preparação dos relatórios de progresso, tipos e formas de condução das reuniões, gerenciamento dos problemas envolvidos com os interessados do projeto e ferramentas de apoio na gestão das comunicações em projeto.

Sextas e sábados
4 encontros

 

Contratos de prestação de serviço - Termos de referência

 

20

Ementa

A importância do planejamento no processo de contratação; Contratação e Termo de referência: conceito, princípios, objetivo e fases; Aspectos gerais sobre terceirização: conceito, histórico e legislação básica;

Sextas e sábados
4 encontros

 

Desenvolvimento de Competência Individual: Planejamento Financeiro

 

20

Ementa

Diagnóstico financeiro. Planejamento financeiro. Orçamento. Consumo e endividamento. Decisões financeiras. Crédito. Investimento. Aposentadoria.

Sextas e sábados
4 encontros

 

Gerenciamento de Recursos Humanos + Stakeholders

20

Ementa

Mudanças comportamentais. Aprendizagem e comportamentos organizacionais. Relacionamento interpessoal no ambiente organizacional. Motivação. Liderança como essência da gestão de projetos. Formação e desenvolvimento de equipes. Processos de Gestão de Recursos Humanos do PMBOK

Sextas e sábados
4 encontros

 

Gerenciamento da Qualidade e Oficina de Projetos

 

20

Ementa

Introdução à qualidade e ao gerenciamento de projetos: histórico evolutivo, conceitos, gurus da qualidade, prêmios, normas, certificações, PMI e PMBOK.•

 

Sextas e sábados
4 encontros

 

Softwares de Planejamento e Gestão de Projetos e Oficina de Projetos

 

20

Ementa

O processo de levantamento das necessidades dos usuários das informações. Sistemática de seleção, gerenciamento e uso de informações na organização. Alinhamento entre as informações da organização, dos processos e das pessoas; Metodologia em Organização, Métodos, Informação e Sistemas - OMIS; Informação integrada a organização; Gestão de Informações: requisitos, medidas e metas.

 

Sextas e sábados
4 encontros

 

Metodologia científica e Plano de Orientação de Trabalho de Conclusão de Curso 1

 

20

Ementa

Introdução a metodologia científica, aspectos do conhecimento científico, elementos básicos do método, procedimentos e técnicas de pesquisa, de forma a capacitar os alunos a elaboração de um projeto de pesquisa

Sextas e sábados
4 encontros

 

Desenvolvimento de Competência Individual: Negociação e Oratória

 

20

Ementa

Definições de negociação. Abordagem ganhos mútuos. Competição x Cooperação Etapas da Negociação – Preparação, criação de Valor, Distribuição de Valor e Implementação. Teoria e Prática da Oratória. Como Preparar um Discurso ou Intervenção. Como Persuadir. Apresentar, defender, atacar e debater.

Sextas e sábados
4 encontros

 

Monitoramento e controle de projetos

 

20

Ementa

Processo de monitoramento; Métodos e técnicas; Reuniões de análise; Relatórios de acompanhamento e performance.

Sextas e sábados
4 encontros

 

Gerenciamento de Programas, Portfólio - Escritório de Projetos

 

20

Ementa

Apresentação dos principais conceitos de Escritório de Projetos, incluindo os tipos de PMO, suas funções e importância. Definições de introdução ao gerenciamento de programas e portfólios.

Sextas e sábados
4 encontros

 

Aplicação do Simulado CAPM e Introdução a Gerenciamento ágil de projetos e Prince 2

20

Ementa

O objetivo do módulo é apresentar uma visão geral sobre outras metodologias de gerenciamento de projetos, como PRINCE2™, Métodos Ágeis, IPMA, IPA e ampliar a visão do aluno sobre como gerenciar projetos.

 

Sextas e sábados
4 encontros

 

Desenvolvimento de Competência Individual: Liderança e Marketing Pessoal

20

Ementa

O marketing como processo chave, essencial para os negócios; marketing pessoal e seus sub-processos; etapas para a elaboração de um planejamento estratégico de marketing pessoal; conclusões e aconselhamentos para desenvolvimento de carreiras.

 
     
 

Metodologia Científica e Plano de Orientação de Trabalho de Conclusão de Curso 2

 

20

Ementa

Introdução a metodologia científica, aspectos do conhecimento científico, elementos básicos do método, procedimentos e técnicas de pesquisa, de forma a capacitar os alunos a elaboração do trabalho de conclusão de curso.

 

Belmiro Cardoso de Oliveira

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/9128285021400482
  • Última atualização do currículo em 06/03/2017


Possui graduação em Engenharia Mecânica pela Universidade Federal de Minas Gerais (1999) e mestrado em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Minas Gerais (2005).Foi professor e coordenador de curso de Administração de Empresas e Administração Pública da Faculdade de Minas Gerais. Foi professor da Universidade Católica de Brasília nos cursos de graduação em Administração, Logística e Gestão Hospitalar. Coordenador do MBA em Gerenciamento de Projetos e professor do lato Sensu e extensão. Tem experiência na área de Engenharia de Produção, Logística e Planejamento, com ênfase em Engenharia de Produção (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Belmiro Cardoso de Oliveira
Nome em citações bibliográficas
OLIVEIRA, B. C.

Endereço


 

Formação acadêmica/titulação


2003 - 2005
Mestrado em Engenharia de Produção (Conceito CAPES 4).
Universidade Federal de Minas Gerais, UFMG, Brasil.
Título: Estudo de um Modelo de Alocação de Recursos e Seqüenciamento de Atividades para Auxílio à Administração de Projetos em Instalações de Ar Condicionado,Ano de Obtenção: 2005.
Orientador: Carlos Roberto Venâncio de Carvalho - Dr.
Palavras-chave: Administração de projetos; Térmica; Ar condicionado; conforto ambiental; Programação Linear; Recursos.
Grande área: Engenharias
Grande Área: Engenharias / Área: Engenharia de Produção / Subárea: Pesquisa Operacional.
Grande Área: Engenharias / Área: Engenharia de Produção / Subárea: Gerência de Produção / Especialidade: Planejamento de Instalações Industriais.
Setores de atividade: Assessoria Ou Consultoria de Arquitetura Ou Engenharia; Desenvolvimento de Novos Materiais; Educação Superior.
1993 - 1999
Graduação em Engenharia Mecânica.
Universidade Federal de Minas Gerais, UFMG, Brasil.

 

Atuação Profissional



União Educacional de Brasília, UNEB/DF, Brasil.
Vínculo institucional
 
2011 - 2013
Vínculo: contrato de autonomo, Enquadramento Funcional: autônomo, Carga horária: 4
Outras informações
Professor da pós graduação


Departamento de Polícia Federal, DPF, Brasil.
Vínculo institucional
 
2013 - Atual
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Estatutário, Carga horária: 40
Outras informações
Tutor de disciplinas a distância da Academia Nacional de Polícia - ANP e da Secretaria Nacional de Segurança Pública- SENASP

Vínculo institucional
 
2009 - Atual
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Estatutário, Carga horária: 30
Outras informações
Professor da Academia Nacional de Polícia - ANP


Faculdade de Minas Gerais, FAMIG, Brasil.
Vínculo institucional
 
2006 - 2008
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 20
Outras informações
Disciplinas Lecionadas Administração da Produção, Administração da Produção II, Qualidade na Administração Pública, Elaboração de Projetos e Gerenciamento de Projetos

Vínculo institucional
 
2006 - 2008
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Coordenador de curso, Carga horária: 20
Outras informações
Coordenador dos cursos de Administração de Empresas e Administração Pública.

Vínculo institucional
 
2006 - 2008
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Coordenador de Estágios, Carga horária: 20
Outras informações
Coordenação de Estágios e orientação de trabalhos de conclusão de curso

Atividades
 
04/2006 - 06/2008
Direção e administração, NUAAC, .
 
Cargo ou função
Coordenador de Curso.
02/2006 - 06/2008
Ensino, Administração de Empresas, Nível: Graduação
 
Disciplinas ministradas
Administração da Produção II
Administração de Produção

SOTREQ S.A, SOTREQ, Brasil.
Vínculo institucional
 
2006 - 2008
Vínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: Coordenador de desenvolvimento de contratos, Carga horária: 40
Outras informações
Trabalho com modelagem, desenvolvimento de sistemas logisticos, precificação de contratos de fornecimento e prestação de serviços para mineração.


Universidade Católica de Brasília, UCB/DF, Brasil.
Vínculo institucional
 
2011 - 2016
Vínculo: , Enquadramento Funcional: Professor - Coordenador do MBA, Carga horária: 20
Outras informações
Professor do Curso tecnológico de Logística Professor do Curso tecnológico de Gestão Hospitalar Professor do Curso de graduação em Administração Orientador de TCC do curso de Administração Coordenador do MBA em Gerenciamento de Projetos Professor do MBA em Gerenciamento de Projetos Orientador de TCC do MBA em Gerenciamento de Projetos Professor do MBA de Arquitetura de Sistemas de Saúde

Projetos de pesquisa


2005 - Atual
Nucleo de apoio acadêmico
 
Descrição: Nucleo de apoio as pesquisas e práticas acadêmicas dos cursos de Administração Pública e Administração de Empresas da Faculdade de Minas Gerais..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (40) .

Integrantes: Belmiro Cardoso de Oliveira - Coordenador.

Áreas de atuação


1.
Grande área: Engenharias / Área: Engenharia de Produção.
2.
Grande área: Engenharias / Área: Engenharia de Produção / Subárea: Pesquisa Operacional.
3.
Grande área: Engenharias / Área: Engenharia Mecânica.
4.
Grande área: Engenharias / Área: Engenharia Mecânica / Subárea: Engenharia Térmica.
5.
Grande área: Engenharias / Área: Engenharia de Produção / Subárea: Gerência de Produção/Especialidade: Planejamento de Instalações Industriais.
6.
Grande área: Engenharias / Área: Engenharia de Produção / Subárea: Gerência de Produção/Especialidade: Planejamento, Projeto e Controle de Sistemas de Produção.
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