
Unidade/Período
Coordenador
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Segunda a sexta: 7h30 às 12:30h | 13h30 às 21h40
Sábado: 8h às 12h
Central de Atendimento:
(61) 3397 5251 | 3046-3252
Nos últimos anos, houve um enorme interesse pelo tema gerenciamento de projetos em diversos campos da sociedade, com isso um crescimento no número de pesquisas realizadas e trabalhos publicados na área. Pinto (2016) elencou alguns fatores que impulsionaram o interesse pelo gerenciamento de projetos, dentre esses interesses estão:
- Diminuição do ciclo de vida dos produtos, que abriram espaço para muitos projetos na área de Pesquisa e Desenvolvimento, já que os produtos precisam ser substituídos rapidamente;
- Necessidade de desenvolvimento de produtos de forma rápida, pois a empresa perde muita competitividade ao atrasar o lançamento de um produto;
- Concorrência em nível global;
- Complexidade técnica dos produtos, pois eles devem ser inovadores e atender as demandas do mercado;
- Aumento do poder dos clientes, com novas opções de compra, ente outras. Prado (2003) descreve a Gestão de Projetos em três fases históricas;
- Gestão de Projetos tradicional – considerava-se somente os prazos, custos e qualidade;
- Gestão de Projetos moderna – passou-se a considerar a satisfação do cliente como o principal fator de sucesso de um projeto e deu-se atenção à satisfação dos membros da equipe deste. Além disso, os prazos, custos, qualidade, escopo, recursos humanos, comunicações, riscos, suprimentos, contratação e integração dos projetos passaram a ser os fatores importantes;
- Gestão corporativa de projetos – é uma tendência recente na área de gestão de projetos que envolve toda a empresa. Ela consiste em um tipo de acompanhamento de todos os projetos da organização.
O gerenciamento de projetos possibilita uma maior eficiência nas funções que são necessárias para realizarmos os projetos (JUCÁ, 2015). Pois de acordo com Valeriano (2013) o gerente de projetos responde pela gestão dos custos, gestão dos riscos, gestão da qualidade, etc. Por consistir na aplicação de conhecimentos, competências, ferramentas e técnicas utilizadas para descrever, organizar e monitorar o projeto (HELDMAN, 2013). Ainda Oliveira (2017), cita que a diferença entre um projeto e outro está no tipo de mão-de-obra utilizada, o grau de incerteza em relação ao que se deseja produzir, a pressão por prazos, o nível de tecnologia usado, a estabilidade do escopo, o fator custo, dentre outros.
OBJETIVOS DO CURSO
Objetivo Geral
Contribuir para o aprimoramento do conhecimento dos profissionais graduados que ocupam ou venham a ocupar cargos ou funções de direção, gerência, supervisão ou liderança, em organizações posicionadas nos diversos segmentos de mercado, qualificando-os para a eficaz e efetiva gestão de projetos e empreendimentos, ainda, para a prática da docência superior.
Objetivos Específicos
Conhecer as questões emergentes que influenciam o cenário organizacional;
Desenvolver uma visão estratégica global e integrada das principais funções empresariais;
Dominar o uso das principais ferramentas da Gestão Estratégica de Projetos e Empreendimentos moderna, visando contribuir para um aumento do nível de competitividade das organizações;
Conhecer e utilizar os instrumentos gerenciais capazes de auxiliar no processo de obtenção de vantagens competitivas sustentáveis;
Desenvolver habilidades estratégicas, voltadas para o trabalho em equipe, principalmente para a prática da liderança;
Conhecer os principais conceitos e teorias da Administração e saber utilizá-los na realidade prática dos negócios;
Tornar aptos os especialistas egressos do curso a enfrentar seus desafios, por meio da combinação de habilidades gerenciais, estratégias empresariais e gestão de projetos.
Desenvolver, no aluno, uma nova perspectiva de conhecimento e crescimento profissional e direcioná-lo para a certificação PMP® – Project Management Professional –, internacionalmente reconhecida. Aperfeiçoar os profissionais nos requisitos teóricos e práticos necessários ao gerenciamento de empreendimentos e preparação para certificação em Gestão de Projetos de forma sistêmica, utilizando, como referência, o Guia PMBOK 2013 editado pelo PMI – Project Management Institute.
Metodologia
O curso aliará os conhecimentos teóricos com as atividades práticas. Pelo menos 50% das aulas serão voltadas à metodologia prática: estudos de caso; utilização de laboratórios; utilização de softwares da área de gestão; visitas técnicas; trabalhos em grupos cooperativos focando a prática, etc. Parte das aulas – máximo de 20% - será em EAD, com utilização da Plataforma Pós
Sistema de avaliação
A avaliação deverá respeitar o que define o Regulamento dos Cursos Presenciais de Pós-graduação Lato Sensu. Compreendida como um processo contínuo e participativo, a avaliação prevê a organização e elaboração de artigos, seminários, trabalhos e provas dentre outros instrumentos avaliativos, cujos critérios devem atender o aprofundamento teórico e a relação teoria e prática. O critério mínimo para considerar o aluno aprovado será a obtenção de grau 7,0 (sete) e frequência mínima em aula de 75%.
Data e nº dos encontros |
Disciplinas “Tema” para as Aulas da Pós-Graduação |
CH |
Sextas e sábados
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Fundamentos de Gerenciamento de Projetos + Ger. Integração |
20 |
Ementa |
Definição de Projeto. Evolução da Gerência de Projetos. Estrutura Analítica de Projetos (EAP). Diagrama de Gantt. Diagrama PERT/COM. Caminho Crítico. Custos. Cronograma Físico Financeiro. Alocação de Recursos Humanos e Financeiros. Controle do Projeto. Ferramentas computacionais para Gerência de Projetos. Análise de Gerência de Projetos.
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Sextas e sábados
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Gerenciamento do Escopo nos Projetos
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20
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Ementa |
As etapas do Planejamento de escopo: Declaração de escopo. Definição do escopo. WBS – Work Breakdown Structure. Verificação do escopo. Controle do escopo. Escopo como um dos Fatores Críticos de Sucesso em Projetos. A disciplina apresenta os fundamentos do gerenciamento de escopo em projetos com ponto essencial para o alcance dos resultados.
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Sextas e sábados
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Gerenciamento do Tempo nos Projetos
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20 |
Ementa |
Introdução ao gerenciamento do tempo do projeto; Definição das atividades; Seqüenciamento das atividades; Estimativas de recursos da atividade; Estimativas de duração da atividade; Desenvolvimento do cronograma do projeto; Controle do cronograma.
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Sextas e sábados
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Nova legislação Trabalhista e contratos de trabalho
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20 |
Ementa |
Legislação social: definição e conceituação do Direito do trabalho;. Relações do Trabalho: Sujeitos de Relação do emprego; empregadores; empregados; trabalhador autônomo; eventual e avulso; normas especiais de tutela de trabalho. Contrato Individual de Trabalho: Definição; condições; modalidades; obrigações e deveres dos contratantes; alteração; suspensão e interrupção. Duração do Trabalho: Jornada de trabalho. |
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Sextas e sábados
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Desenvolvimento de Competência Individual: Produtividade
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20 |
Ementa |
Apresentação das principais metodologias para a melhoria da produtividade. Serão enfocadas a aplicabilidade das metodologias e a relação das mesmas com os aspectos de qualidade, de custos, de tempo, de flexibilidade e de inovação |
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Sextas e sábados
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Gerenciamento de Custos em Projetos
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20 |
Ementa |
A estrutura analítica como organizador de custos; custo direto e indireto, fixo e variável; formas de apropriação de custo; orçamentação e alocação de custos por atividades, cronograma financeiro; curva S; valor agregado.
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Sextas e sábados
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Gerenciamento de Riscos em Projetos
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20
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Ementa |
Conceitos de riscos e suas tipologias. As melhores práticas para o gerenciamento de riscos. A aplicação de técnicas de identificação de riscos. O planejamento das respostas aos riscos e sua gestão.
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Sextas e sábados
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Gerenciamento de Comunicações em Projetos
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20 |
Ementa |
Apresentar a importância da comunicação na gestão de projetos, os processos de comunicação, planejamento de comunicação, como tratar as informações no processo de execução e controle do projeto, utilização dos Meios de comunicação, preparação dos relatórios de progresso, tipos e formas de condução das reuniões, gerenciamento dos problemas envolvidos com os interessados do projeto e ferramentas de apoio na gestão das comunicações em projeto. |
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Sextas e sábados
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Contratos de prestação de serviço - Termos de referência
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20 |
Ementa |
A importância do planejamento no processo de contratação; Contratação e Termo de referência: conceito, princípios, objetivo e fases; Aspectos gerais sobre terceirização: conceito, histórico e legislação básica; |
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Sextas e sábados
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Desenvolvimento de Competência Individual: Planejamento Financeiro
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20 |
Ementa |
Diagnóstico financeiro. Planejamento financeiro. Orçamento. Consumo e endividamento. Decisões financeiras. Crédito. Investimento. Aposentadoria. |
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Sextas e sábados
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Gerenciamento de Recursos Humanos + Stakeholders |
20 |
Ementa |
Mudanças comportamentais. Aprendizagem e comportamentos organizacionais. Relacionamento interpessoal no ambiente organizacional. Motivação. Liderança como essência da gestão de projetos. Formação e desenvolvimento de equipes. Processos de Gestão de Recursos Humanos do PMBOK |
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Sextas e sábados
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Gerenciamento da Qualidade e Oficina de Projetos
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20 |
Ementa |
Introdução à qualidade e ao gerenciamento de projetos: histórico evolutivo, conceitos, gurus da qualidade, prêmios, normas, certificações, PMI e PMBOK.•
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Sextas e sábados
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Softwares de Planejamento e Gestão de Projetos e Oficina de Projetos
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20 |
Ementa |
O processo de levantamento das necessidades dos usuários das informações. Sistemática de seleção, gerenciamento e uso de informações na organização. Alinhamento entre as informações da organização, dos processos e das pessoas; Metodologia em Organização, Métodos, Informação e Sistemas - OMIS; Informação integrada a organização; Gestão de Informações: requisitos, medidas e metas.
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Sextas e sábados
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Metodologia científica e Plano de Orientação de Trabalho de Conclusão de Curso 1
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20 |
Ementa |
Introdução a metodologia científica, aspectos do conhecimento científico, elementos básicos do método, procedimentos e técnicas de pesquisa, de forma a capacitar os alunos a elaboração de um projeto de pesquisa |
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Sextas e sábados
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Desenvolvimento de Competência Individual: Negociação e Oratória
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20 |
Ementa |
Definições de negociação. Abordagem ganhos mútuos. Competição x Cooperação Etapas da Negociação – Preparação, criação de Valor, Distribuição de Valor e Implementação. Teoria e Prática da Oratória. Como Preparar um Discurso ou Intervenção. Como Persuadir. Apresentar, defender, atacar e debater. |
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Sextas e sábados
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Monitoramento e controle de projetos
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20 |
Ementa |
Processo de monitoramento; Métodos e técnicas; Reuniões de análise; Relatórios de acompanhamento e performance. |
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Sextas e sábados
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Gerenciamento de Programas, Portfólio - Escritório de Projetos
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20 |
Ementa |
Apresentação dos principais conceitos de Escritório de Projetos, incluindo os tipos de PMO, suas funções e importância. Definições de introdução ao gerenciamento de programas e portfólios. |
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Sextas e sábados
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Aplicação do Simulado CAPM e Introdução a Gerenciamento ágil de projetos e Prince 2 |
20 |
Ementa |
O objetivo do módulo é apresentar uma visão geral sobre outras metodologias de gerenciamento de projetos, como PRINCE2™, Métodos Ágeis, IPMA, IPA e ampliar a visão do aluno sobre como gerenciar projetos. |
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Sextas e sábados
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Desenvolvimento de Competência Individual: Liderança e Marketing Pessoal |
20 |
Ementa |
O marketing como processo chave, essencial para os negócios; marketing pessoal e seus sub-processos; etapas para a elaboração de um planejamento estratégico de marketing pessoal; conclusões e aconselhamentos para desenvolvimento de carreiras. |
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Metodologia Científica e Plano de Orientação de Trabalho de Conclusão de Curso 2
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20 |
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Ementa |
Introdução a metodologia científica, aspectos do conhecimento científico, elementos básicos do método, procedimentos e técnicas de pesquisa, de forma a capacitar os alunos a elaboração do trabalho de conclusão de curso. |
Belmiro Cardoso de Oliveira
- Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/9128285021400482
- Última atualização do currículo em 06/03/2017
Possui graduação em Engenharia Mecânica pela Universidade Federal de Minas Gerais (1999) e mestrado em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Minas Gerais (2005).Foi professor e coordenador de curso de Administração de Empresas e Administração Pública da Faculdade de Minas Gerais. Foi professor da Universidade Católica de Brasília nos cursos de graduação em Administração, Logística e Gestão Hospitalar. Coordenador do MBA em Gerenciamento de Projetos e professor do lato Sensu e extensão. Tem experiência na área de Engenharia de Produção, Logística e Planejamento, com ênfase em Engenharia de Produção (Texto informado pelo autor)
Identificação

Endereço
Formação acadêmica/titulação
Universidade Federal de Minas Gerais, UFMG, Brasil.
Título: Estudo de um Modelo de Alocação de Recursos e Seqüenciamento de Atividades para Auxílio à Administração de Projetos em Instalações de Ar Condicionado,Ano de Obtenção: 2005.
Orientador: Carlos Roberto Venâncio de Carvalho - Dr.
Palavras-chave: Administração de projetos; Térmica; Ar condicionado; conforto ambiental; Programação Linear; Recursos.
Grande área: Engenharias
Grande Área: Engenharias / Área: Engenharia de Produção / Subárea: Pesquisa Operacional.
Grande Área: Engenharias / Área: Engenharia de Produção / Subárea: Gerência de Produção / Especialidade: Planejamento de Instalações Industriais.
Setores de atividade: Assessoria Ou Consultoria de Arquitetura Ou Engenharia; Desenvolvimento de Novos Materiais; Educação Superior.
Universidade Federal de Minas Gerais, UFMG, Brasil.
Atuação Profissional
Coordenador de Curso.
Administração da Produção II
Administração de Produção
Projetos de pesquisa
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (40) .
Integrantes: Belmiro Cardoso de Oliveira - Coordenador.